Tipos de colas


Desde já digo que o mais importante é saber como fazer uma boa colagem e a cola adequada para cada trabalho. Iniciemos pela análise de três tipos básicos de cola

  1. Cola de cianoacrilato;
  2. Cola a base de PVA;
  3. Cola a base de proteína animal.

Lembrando que os tipos de cola não se limitam apenas a esses. Trata-se apenas das colas mais utilizadas na luthieria, que é o nosso ramo. Porém existe uma diversidade de outras colas como, por exemplo, Termoplásticos (cola quente), cola epóxi, etc.

E agora, vamos juntos analisar um pouco sobre cada uma das três que foram listadas.

1) Cola de cianoacrilato
Essa é também conhecida como cola instantânea ou como cola super Bond. Faço apenas um alerta: embora profundamente conhecida, a cola super Bond NÃO é a melhor cola/marca de cianoacrilato. Sua fama se deve ao excelente trabalho de marketing e logística da empresa, além de seu pioneirismo nas prateleiras de supermecado!

Essa cola tem, em regra, um baixíssimo tempo de trabalho que é em torno de 5 a 10s. O tempo de trabalho refere-se ao tempo que você tem para juntar as peças na posição correta. E lembre-se que ao colar madeira, quanto menos cola você utilizar, menor será o tempo de trabalho porque a madeira absorve a cola, fazendo com que seque rapidamente e, às vezes, não dá tempo nem posicionar.

Essa cola é recomendada para pequenos trabalhos que não exigem uma força estrutural, que não sofra tensão, como por exemplo: colar um nut, colar os trastes, no caso do marceneiro: colar um pedaço da fita de borda que está descolando na casa do cliente...

Por ela não ter muita elasticidade, em caso de abruptas variações do tempo (dia/noite, estações do ano) ou clima (viajem), poderá, caso utilizada em locais desaconselháveis (que recebam tensão) soltar.

2)     Cola a Base de PVA
A cola de PVA (Acetato de Polivinila) é, hoje em dia, a cola mais utilizada por marceneiros, luthiers, entre outros. Isso se deve a sua praticidade e também qualidade de fixação.

No mercado temos, como exemplo desse tipo de cola: cascola (cascorez) e a Titebond. A marca Titebon é muito famosa neste segmento, possuindo diversos modelos, cada qual com uma finalidade específica (vale a pena pesquisar para maiores informações).

Creio que para serviços leves, no interior das casas, ou seja, em locais que não estejam suscetíveis aos intempéries climáticos, a cascola irá quebrar um bom galho para marceneiros. Porém, na PI Luthieria só utilizamos cola Titebond para nossos serviços.

Uma vantagem da utilização da cola PVA (como espécie de cola), é que ela é capaz de completar pequenos espaços que possam existir entre as peças a serem coladas, o que já não é possível nos outros dois tipos de cola citados.

Para realizar a limpeza, basta utilizar um pano com água. Mas o que aconselho é que uns 5 minutos após o processo de prensa, comece a remover o excesso que estiver ao seu alcance. Tentar remover antes, vai deixar uma lambança, porém, com 5 min, a cola já secou superfialmente e será bem mais fácil tirar até mesmo com a mão.

Um inconveniente desse tipo de cola é o tempo necessário para cura: 12 ou 24h a depender do fabricante. E seu tempo de trabalho é de alguns poucos minutos (coisa de 3 minutos), então dá tempo fazer tudo certinho sem presa.

3)  Cola a base de proteína animal
Essa cola foi largamente utilizada no passado e alguns luthiers ainda utilizam, em especial em construções de instrumentos acústicos.

Ela em diversos aspectos é semelhante: tempo de cura, tempo de trabalho... Porém, o ponto negativo é o seu modo de preparo que exige misturar a cola (que vem em pó ou barra ou pedacinhos) com água e, em regra, esperar algumas horas para que se misturem bem, depois levar ao fogo, não podendo ultrapassar 60º C.

Existem diversos tipos de cola a base de proteína animal, como por exemplo: coqueiro, pele de peixe, pele de coelho, pele de carneiro, "bone glue", "pearl glue”, etc.
A cola a base de proteína animal tem várias vantagens:

  •  atóxica;
  • totalmente segura quanto ao seu manuseio;
  • reciclável;
  • biodegradável;
  • não poluente;
  • rende muito (visto que adiciona-se água para preparo da cola);
  • mais barata;
  • melhor acabamento por ser transparente e por ser fácil de limpar (basta usar água morna)

Uma vez superado os tipos vamos juntos tratar do processo de colagem neste tópico (clique para acessar)!

Comentários