Como escolher fresas para tupia

A escolha de uma fresa de qualidade é fundamental para o resultado final e para sua segurança. Lembre-se que fresas são peças bem afiadas, rodando a 32 mil r.p.m.. E que são submetidas a grandes esforços e chegam a temperaturas "elevadas".

Para a grande maioria das pessoas, quando se cogita a compra de fresas, a primeira coisa que vem na cabeça são aqueles jogos de 12, 15, 35 peças... mas será que você realmente usará todas elas? Seja sincero, a resposta é: NÃO.

Acredito que a maioria dos marceneiros não utiliza 70% das fresas que vêm nestes vultuosos kits. Então, só usaremos 30% delas e provavelmente algumas só precisaremos no próximo serviço, no próximo mês...

Então, nada mais racional que prezar pela sua integridade e comprar fresas de qualidade como as importadas: Whiteside, Freud, Katana, Amana Tools; ou as "nacionais": Bosch, Makita... também já me disseram que Indfema e Radix são boas (realmente nunca tive a oportunidade de chegar perto de uma).


Fresas de qualidade garantem um trabalho limpo (ao invés de se esforçar lixando), mantém a afiação por mais tempo, dão menos "coices", são mais balanceadas (rodam perfeitamente no eixo, quando usadas em boas máquinas). E tem menos chances de quebrarem (se utilizadas corretamente) do que as xing ling.
Whiteside

fresas Katana

Faço apenas duas observações. A primeira: quanto mais cumprida a fresa, mais susceptível a quebrar ela está. Então, nesses casos, priorize fresas de 12 mm ou 1/2" (= 12,7 mm). Para isso sua máquina precisa aceitar a pinça para essas medidas.

A segunda é que leia atentamente o manual da fresa para saber a velocidade mínima e máxima a que ela pode ser submetida. Sempre  a coloque adequadamente na máquina e sempre usando a pinça na espessura correta.

E, por fim, a fresa deve cortar apenas 3 ou 5 mm de madeira por vez, conforme a maioria dos fabricantes de fresas e de tupias.

Comentários

  1. Respostas
    1. obrigado por sua visita e por deixar seu comentário! Forte abraço cordial.
      Aproveite para ver nosso canal no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=Ta0yCLaKke8

      Excluir
    2. ADOREI, ÓTIMA EXPLICAÇÃO. AS FRESAS FREUD EU CONHEÇO E POSSO DIZER QUE NÃO SE PODE COMPARAR A AS AMARELINHAS AZUIS E,EU AS RECOMENDO.

      Excluir
  2. Olá. Muito pertinente suas explicações. Vi algumas fresas em sites chineses (Banggood e Gearbest), muito parecidas com as da marca Yonico, mas não vi essa marca estampada. Apenas o termo "Lock Miter Router Bit Medium Carbon Steel Alloy Router Bit". Tem alguma consideração sobre essas fresas? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Obrigado. Infelizmente não posso opinar com precisão acerca das fresas citadas porque ainda não tive a chance de usá-las. Se observar bem, as fresas visualmente de uma forma geral são todas iguais, mudando apenas a cor. As fresas chinesas, em regra, nem sequer estampam a marca ou nome do fabricante e isso já é algo para se abrir os olhos, não concorda comigo? Afinal, se eu sou o fabricante de um produto seguro, com bom custo-benefício ou de altissíma qualidade (a depender do caso), eu vou querer estampar o nome da minha marca para que outros consumidores venham me procurar!
      Como disse antes, visualmente são parecidas, mas a grande diferença está na qualidade do metal utilizado, na durabilidade do fio da lâmina, em quão afiado é este fio. Em outros termos, usando metal mais vagabundo, corre o risco de uma fresa dessa quebrar na lâmina e soltar fragmentos que tem potencial para ferir o usuário. Não que isso jamais vá ocorrer em fresas de boa procedência, porém, pelo padrão de qualidade, será menos provável!
      Enfim, o que eu sempre aconselho para o pessoal quando se trata de máquinas que possuem alto r.p.m. e são muito cortantes: não se esponha ao risco, não faça gambiarra e prefira produtos de boa procedência!
      As marcas que listei aqui são confiáveis! Eu revendo fresas Yonico.
      Caso tenha interesse em ajudar aqui o blog: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-885768287-apoio-ao-analise-de-ferramentas-_JM

      abraço

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos. Estou comprando meu primeiro kit de fresas e estou em dúvidas sobre a marca que vou comprar, então vocês poderiam tirar uma dúvida? Essa marca é boa? Jogo Fresas Videa Para Madeira 12 Peças Tupia Manual Vonder Haste (diâm. x comp.):6 mm x 30 mm ou compro essa aqui da Bosch que é quase o triplo do preço? Jogo De Fresas Tupia P/ Madeira 15 Peças Haste 1/4 Pol Bosch.

    Desde já agradeço a quem puder tirar essa dúvida pra mim.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! O primeiro kit da Vonder é de qualidade bem simples. Em relação a Bosch, você pode dar uma lida aqui
      "Então, nada mais racional que prezar pela sua integridade e comprar fresas de qualidade como as importadas: Whiteside, Freud, Katana, Amana Tools; ou as "nacionais": Bosch, Makita... também já me disseram que Indfema e Radix são boas (realmente nunca tive a oportunidade de chegar perto de uma)."
      Você tem que olhar também se a sua tupia suporta fresas com haste de 6 mm e com haste de 1/4 polegada... você precisa das pinças na exata medida da haste da fresa que você irá comprar
      De qualquer sorte, você chegou a ler o artigo que eu escrevi? Nesse artigo estou lhe recomendando refletir sobre> será que você realmente precisa de um JOGO de fresas? Será que usará todas as fresas desse kit? Ou está caindo em mais um jogo de marketing?
      espero ter ajudado!

      Excluir
  5. Para quem tá começando ou pensa em começar trabalhar com tupia quais frisas são mais usadas para desenhar em madeira ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia
      depende muito do que vc pretende fazer, mas em regra uma para quebrar canto (arredondar canto), uma com laterais paralelas... depois disso, só vc vendo seu trabalho para escolher algo específico...
      bons trabalhos

      Excluir

Postar um comentário