Review Martelete à bateria Bosch GBH 18 V-EC

Pessoal, hoje quero mostrar o martelete sem fio da Bosch, modelo GBH 18 V-EC! E você deve estar indagando: para que um martelete sem fio? Na construção civil, no alpinismo e em outras atividades, o uso de extensos cabos de eletricidade se tornam inviáveis e, por vezes, um risco para o profissional. E foi pensando nisso que diversas empresas lançaram seus marteletes a bateria. 

Nós, brasileiros, temos muita resistência a usar ferramentas a bateria, por conta do trauma das tecnologias mais antigas de baterias (níquel Cadmo e níquel metal hidreto). Essas ai descarregavam rápido e demoravam demais para recarregar (em média 1h); se auto-consumiam; a vida útil era menor (1.000 e 1.500 ciclos de carga, respectivamente); e tinham efeito memória (exigia que toda a carga fosse usada para recarregar). 

Outro ponto negativo, e talvez esse seja o mais enraizado, diz respeito ao preço das baterias. Sim, elas possuem um tempo de vida útil, que nas baterias de Íons de Lítio é em torno de 3.000 ciclos de carga! E superado esse número enorme de recargas, provavelmente você terá que trocá-la. 

 Ocorre que as baterias antigas custavam mais da metade e, em alguns casos, chegando a custa até 80% do preço da própria máquina. Hoje em dia, a Bosch oferece baterias de 18 V por menos de R$210,00 (a depender da região, Estado, loja, etc), o que corresponde a 10% do valor da GBH 18 V-EC. 

Tem um ponto positivo, que não mencionei e nem pode ser visto no vídeo: a máquina tem luzes de led para auxiliar o trabalho! Como várias empresas citam isso nas suas propagandas, a observação serve para manter o consumidor também informado!

E tenho uma crítica a Bosch: essa mesma máquina na Europa é vendida com baterias de 4 ah, enquanto que para o Brasil e alguns países da América do Sul, a bateria que vem é de 3 ah, conforme informações obtidas nos sites oficiais da Bosch das referidas regiões!

Comentários

Postar um comentário