Serra mármore faz corte em metal?



serra mármore x esmerilhadeira
Como exposto no outro tópico sobre serra mármore, essa máquina foi projetada e testada para uso em: paredes, concreto, pedras (granito, mármore), azulejos e porcelanato,

De cara se observa que cortar metal não é um dos focos principais dessa ferramenta. Isso porque essa é uma função desempenhada pela esmerilhadeira (que usa discos abrasivos) ou pela cortadora de metal (por exemplo a GCO 2000).

Importante destacar que é expressamente proibido o emprego de discos abrasivos em serras mármores, pelos motivos a seguir:

  • A ABNT possui norma regulamentadora própria acerca de discos abrasivos, na qual limita sua serventia especificamente para ferramentas destinadas ao seu uso;
  • A segurança do usuário está em primeiro lugar. Para usar esses discos se exige capa de proteção para o caso de quebra. E as serras mármores não possuem esse tipo de proteção, expondo o usuário em caso de uso indevido de discos abrasivos;
  • Para usá-los nessa máquina, seria necessário anel redutor, visto que os diâmetros de encaixe e do eixo são diferente. Entretanto, a utilização de anel redutor não é recomendada;
  • Por fim, a flange de fixação das serras mármores foi projetada para discos diamantados, que têm diferenças de espessura, de resistência, de quebras, de dureza etc.

Diante desse empecilho, as fábricas, pensando nas necessidades dos usuários, resolveram criar discos que possam realizar essa tarefa na serra mármore com a segurança necessária. A Bosch entrega ao consumidor o Disco Multimaterial 2 608 602 721:


Observe que esse disco é segmentado, ou seja, possui essas juntas de dilatação que permitem a refrigeração do disco. Como os disco são de metal, com o uso em certos materiais, pode levar ao aquecimento e, consequentemente, a dilatação.

As juntas de dilatação facilitam a refrigeração, o que por sua vez, evita o empenamento ao ser utilizado em certos materiais, como por exemplo concreto.

Mas não se iluda porque nem tudo é perfeito. É necessário entender que o diamante, em razão de sua dureza, corta qualquer coisa, porém com melhor/pior acabamento, com maior/menor vida útil. E, além disso, a máquina não possui esse corte como uso ideal, como foco principal. 

Assim, usando esse disco, não haverá alto rendimento e perderá em qualidade do acabamento de corte, mas é uma solução para quem não corta metal com frequência.


*** Esse artigo contou com a revisão do técnico da Bosch Cláudio Silva. Nosso muito obrigado!

Comentários