Lixadeira Orbital Gamma 380 W (review)



DIFERENÇAS ENTRE MODELOS
Como se pode ver, existe uma grande variedade de tipos de lixadeiras que se adequam para cada tipo de serviço. Então, na hora de escolher, primeiro defina qual o serviço que pretende executar. Depois disso é que você poderá optar entre pneumática/elétrica, potência, marca...

Para ajudá-lo nessa hercúlea tarefa, segue este link da "Ferramentas Kennedy" e este vídeo da "Oficina de casa" apresentando as diferenças:

A atividade que eu iria desenvolver seria acabamento de madeira, então fiquei na dúvida entre a orbital e a roto orbital. Para a minha escolha, levei em conta que as lixadeiras roto orbitais, além de mais caras, precisam de lixa própria (a lixa é presa por velcro), que são mais caras e, eventualmente, pode me causar dificuldade de encontrar aqui na cidade. Ao contrário, as orbitais utilizam lixas normais, que além de baratas, nunca lhe faltarão no comércio local. 

Para maiores informações sobre (des)vantagens dos modelos orbital e roto orbital, visite esta página do "Oficina44"

Uma vez optando pelas orbitais, coube a escolha do tamanho da base. Existe a palm top (aquela quadradinha que cabe em uma mão) ou aquela de base retangular (mais pesada e que se opera com as duas mãos). 
Usei uma dessas de 200 W. É leve e vai nos cantos e curvas,
mas o trabalho demorou demais (potência e base pequenas),
:
Com excelente preço na TrochTools, optei por essa Gamma de 380 W
REVIEW
Essa máquina possui essas partes emborrachadas para apoio da mão, que evita escorregar e, hipoteticamente, alivia a vibração. Interessante que esse modelo possui um controle de velocidade, que alguns concorrentes não oferecem. Aceita lixas normais porque tem os prendedores na ponta, mas você deve deixar a lixa levemente folgada para não rasgar... se estiver rasgando verifique essa folga. Ela possui uma boca para acoplar o aspirador ou colocar um saquinho. O saquinho junta um pouco, mas é quase nada perto do todo que fica fora.

Já utilizei essa máquina para lixar diversos pedaços de madeira, a lateral de duas janelas e, de forma inadequada, para lixar paredes/teto*.

Por ser uma máquina maior, ela é pesada (se comparada com as palm tops) com seus 2,2 kg, o que é normal desse tipo de lixadeira orbital. Isso, obviamente, dificulta seu uso na vertical (quando lixei as janelas instaladas).

Com essa máquina, dei acabamento em 8 pranchas de madeira de aproximadamente 1 m/1,5m que estavam muito grosseiras*. Deu uma trabalheira usar a graduação de granulação das lixas. Mas serviu para mostrar que a máquina aguenta o tranco porque foi utilizada por três dias por 1 ou 2 horas consecutivas (eu sempre desligava por 1 min mais ou menos enquanto mudava o lado da madeira ou pegava outra...).

obs: eu não ganho absolutamente nada da Empresa Gamma, infelizmente. O link da postagem é enviado para a empresa, a fim de assegurar seu direito de resposta. Também não recebo apoio de lojas (mas gostaria).

p.s.: 
* O correto seria o uso lixadeira de teto/parede. E como as pranchas estavam muito brutas, deveria usar inicialmente a lixadeira de cinta e só depois a orbital para o acabamento. Mas como me faltava grana e era algo que só faria uma vez, usei ela mesmo.

** tem muita loja no ML vendendo a Lixadeira Gamma de 180 W com a foto do Modelo de 380 W. Se for comprar uma dessas, fique de olho e, se restar dúvidas, fale com o vendedor.

Comentários