Mandril de aperto rápido



O mandril de aperto rápido é aquele em que a broca pode ser colocada/removida utilizando somente as mãos, sem a necessidade de chave, veja neste link.

Na maioria dos modelos é necessário usar as duas mãos para virar o mandril em direções opostas, mas existem alguns que exigem apenas uma das mãos.

As vantagens são duas em especial:
1 - permite a alteração de brocas mais rapidamente;
2 - dispensa a chave para mandril;

Quando se deseja furos grandes, normalmente você usa uma broca menor para só então usar a broca da espessura desejada. Importante ressaltar que por questões de segurança, esse metódo/técnica é vedada em alvenaria, concreto e afins.

Furadeira Bosch GSB 16 RE com mandril de aperto rápido que comprei para ela.
Para instalar a prateleira com buchas de 8 usei as brocas 4, 6 (skill) e 8 (bosch).

A primeira vantagem também é relevante se você utiliza a furadeira como parafusadeira, ou seja, precisa alterar os bits. Ou mesmo quando pretende usar a furadeira em diferentes superfícies (madeira e metal; madeira e alvenaria) para um mesmo trabalho.

O segundo ponto é bem relevante para você, que como eu, executa vários trabalhos em um mesmo dia e sempre esquece a chave por onde vai passando kkk

A desvantagem, conforme se observa no vídeo abaixo, é que o mandril de aperto rápido não é recomendado para furar parede porque a broca escapa e porque a terra irá estragar o mandril.
Os poucos furos que fiz em alvenaria foi em adobo e foi tranquilo. Ao usar em concreto, a broca escorregou para o fundo do buraco, mas não chegou a soltar hora nenhuma!

Comprei o meu no Julio Ferramentas (Teresina), é genérico, mas gostei muito da agilidade para trocar brocas. O difícil mesmo é saber qual o tipo de encaixe da sua furadeira para comprar o mandril adequado (alguns são rosqueados, outros tem um parafuso...)

A marca Bosch, Makita, Einhell... oferecem furadeiras que já possuem mandril de aperto rápido.

Comentários

  1. Olá, tenho uma furadeira igual à essa sua, qual o tipo/modelo de madril você instalou nela? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leve sua maquina na loja para saber
      nunca entendi essa parte de encaixes de mandril.. mas eh rosqueado e é o padrao da maioria dos favricantes
      abraço e boa sorte

      Excluir
  2. Meu mandril de aperto rápido trancou e não consigo mais soltar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lubrifique o seu mandril e a broca que ficou presa... de preferencia com wd-40 (pra nao ficar oleoso)
      depois com auxilio de alguma madeirinha ou martelo de nylon pequeno, va dando pancadinhas bem de leve no mandril... bem sutil mesmo... isso ajuda a soltar
      boa sorte

      Excluir

Postar um comentário