Tupia de Coluna BR Motors RDT 1500 (review)



A tupia BR Motors tem como principais diferenciais:
  1. a potência de 1.500 W;
  2. pinças de 12 mm (com adaptador para 6 mm e 8 mm);
  3. a carcaça toda de metal;
  4. além do menor preço é claro.

E como pontos negativos:
  1. não possuir gatilho;
  2. não possuir sistema de controle de velocidade;
  3. não possuir sistema de arranque suave (soft start);
  4. pouquíssimas assistências técnicas (a maioria se localiza no RS ou Sudeste)
  5. molas muito muito fortes.

As molas das pernas são bem fortes e por vezes quando deixamos a maquina muito tempo travada numa posição, ela "empanca" e precisamos ajudá-la a subir. A Makita você consegue baixá-la com uma mão (sempre segure a máquina com as duas mãos).


Também não gosto desta chave on/off, pois se ocorrer algum problema, é mais difícil desligar, se comparado com os modelos que possuem o interruptor localizado no punho (gatilho).

Outro fator desabonador é a ausência de velocidade variável (ao contrario de Vonder/DWT, Bosch/Skil, Stanley/BD...). Isso falicita alguns trabalhos e dá mais confiança para o operador. Esse problema pode até ser contornado pelo uso de um dimmer.

Ao ligar a máquina, mesmo segurando-a firmemente, há um tranco bem forte. Isso ocorre porque ao ligar a máquina vai direto para a velocidade máxima. Ao contrário da Bosch ou Makita,  que possuem o sistema de arranque suave (soft start). Pelo que ouvi falar até a Goodyear tem esse sistema.

Infelizmente, difícil achar essa ferramenta no mercado nacional porque a importadora não tem mais estoque. E esse é um problema recorrente da Bracol: estoque pequeno. Quando uma máquina faz sucesso, dificilmente achará para comprar. Mas eu tenho duas tupias dessas e estou vendendo a que está nova, acessem o link na OLX.

Quando recebi, possuía um cheiro muito forte de queimado ao ligá-la. Mas vi outra tupia igual e com o mesmo cheiro. A minha tupia laminadora da Makita também tinha. O proprietário de uma tupia Skil me falou que essa, quando nova, também tinha.

Ela "pesa" 5,8 kg o que é uma faixa de peso normal para tupias de coluna. Se você procura por máquinas mais leves, veja a Skil de 2,1 kg e a DW621 com 3.1 kg, ambas com apenas 1100 w.


protetor
limitador de profundidade














Contribua com o Análise de Ferramentas: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-885768287-apoio-ao-analise-de-ferramentas-_JM 

Comentários